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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Capitulo 5 - Chaves de Partida

 Respostas do Capitulo 5 - Livro: Acionamento Elétricos  - Claiton Moro Franchi

1 – O que é chave de partida?
É a chave para colocar algum dispositivo de acionamento em operação.

2 - O que é chave de partida direta?
É o método de partir um motor ligando as 3 fases diretamente ao motor, ocorrendo um pico de corrente.

3 – Enumere as vantagens e desvantagens de uma partida direta.
Vantagens:
·         Equipamentos simples e de fácil construção e projeto;
·         Partida rápida
·         Baixo custo
Desvantagens:
·         Acentuada queda de tensão no sistema de alimentação da rede, que ocasiona interferências em equipamentos instalados no sistema.
·         Os sistemas de acionamento devem ser superdimensionados, elevando os custos do sistema;
·         Imposição das concessionárias que limitam a queda de tensão na rede


4 – Com auxilio dos diagramas de comando e força, explique o funcionamento de uma chave de partida direta.
Após pressionar o botão S1, o contator K1 é energizado, fechando o selo 13-14, alimentando o motor. Se pressionado o botão S0, K1 é desenergizado e o circuito é desligado.

5 – Qual a função de uma chave de partida estrela-triangulo?
Alimentar o motor com uma redução de tensão nas bobinas durante a sua partida. Utilizada quase que exclusivamente para máquinas a vazio.

6 – Enumere as vantagens e desvantagens da chave de partida estrela-triangulo.
Vantagens:
·         Baixo custo;
·         Pequeno espaço ocupado
·         Sem limite máximo de manobras
Desvantagens:
·         Se o motor não atingir pelo menos 90% da sua rorração nominal, na comutação para ligação triangulo o pico de corrente é quase o mesmo da partida direta;
·         O motor deve ter pelo menos seis terminais acessíveis para ligações;
·         O valor de tensão da rede deve coincidir com o valor de tensão da ligação triangulo do motor.

7 – Com auxilio dos diagramas de comando e força, explique o funcionamento de uma chave de partida estrela-triangulo.
Após pressionar o botão SH1, o relé de tempo KT1 é energizado fechando o selo de KT1 nos contatos KT1 18-15, energizando o contato K3, que fecha o selo K3 13-14 e energiza K1, que fecha o selo K1 13-14 mantendo o relé KT1 energizado.
Após o tempo selecionado em KT1, o contato 18-15 é aberto, que interrompe a alimentação de K3 e o contato 28-25 é fechado energizando K2 que fecha seu selo 13-14. Ao ser pressionado o botão SH0 k1 e k2 são desligados, desligando o circuito.

8 – Quando devemos utilizar uma chave de partida compensadora?
Deve ser utilizada em motores acima de 15 cv.

9 – Enumere as vantagens e desvantagens da chave de partida compensadora.
Vantagens:
·         Na comutação do TAP de partida para a tensão da rede, o motor não é desligado e o segundo pico é bem reduzido;
·         Para que o motor possa partir satisfatoriamente, é possível variar o TAP de 65%, 80% ou até 90% da tensão da rede;
·         O valor da tensão da rede poder ser igual ao valor de tensão da ligação triangulo ou estrela do motor;
·         O motor somente necessita de três bornes externos.
Desvantagens:
·         Limitação de manobras
·         Custo mais elevado em função do autotransformador
·         Maior espaço ocupado no painel devido ao tamanho do auto-transformador.


10– Com auxilio dos diagramas de comando e força, explique o funcionamento de uma chave de partida compensadora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Onde está a resposta da questão 10 ?

Antonio disse...

Parabéns pela postagem, tudo bem explicado. Fácil entendimento para um assunto que é muito importante o profissional da área de elétrica saber.

Anônimo disse...

parabens

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