Respostas do Capitulo 5 - Livro: Acionamento Elétricos - Claiton Moro Franchi
1 – O que é chave de partida?
É a
chave para colocar algum dispositivo de acionamento em operação.
2 - O que é chave de partida direta?
É o
método de partir um motor ligando as 3 fases diretamente ao motor, ocorrendo um
pico de corrente.
3 – Enumere as vantagens e desvantagens de
uma partida direta.
Vantagens:
·
Equipamentos simples e de fácil construção e
projeto;
·
Partida rápida
·
Baixo custo
Desvantagens:
·
Acentuada queda de tensão no sistema de
alimentação da rede, que ocasiona interferências em equipamentos instalados no
sistema.
·
Os sistemas de acionamento devem ser
superdimensionados, elevando os custos do sistema;
·
Imposição das concessionárias que limitam a
queda de tensão na rede
4 – Com auxilio dos diagramas de comando e
força, explique o funcionamento de uma chave de partida direta.
Após
pressionar o botão S1, o contator K1 é energizado, fechando o selo 13-14,
alimentando o motor. Se pressionado o botão S0, K1 é desenergizado e o circuito
é desligado.
5 – Qual a função de uma chave de partida
estrela-triangulo?
Alimentar
o motor com uma redução de tensão nas bobinas durante a sua partida. Utilizada
quase que exclusivamente para máquinas a vazio.
6 – Enumere as vantagens e desvantagens da
chave de partida estrela-triangulo.
Vantagens:
·
Baixo custo;
·
Pequeno espaço ocupado
·
Sem limite máximo de manobras
Desvantagens:
·
Se o motor não atingir pelo menos 90% da sua rorração
nominal, na comutação para ligação triangulo o pico de corrente é quase o mesmo
da partida direta;
·
O motor deve ter pelo menos seis terminais
acessíveis para ligações;
·
O valor de tensão da rede deve coincidir com o
valor de tensão da ligação triangulo do motor.
7 – Com auxilio dos diagramas de comando e
força, explique o funcionamento de uma chave de partida estrela-triangulo.
Após
pressionar o botão SH1, o relé de tempo KT1 é energizado fechando o selo de KT1
nos contatos KT1 18-15, energizando o contato K3, que fecha o selo K3 13-14 e
energiza K1, que fecha o selo K1 13-14 mantendo o relé KT1 energizado.
Após o
tempo selecionado em KT1, o contato 18-15 é aberto, que interrompe a
alimentação de K3 e o contato 28-25 é fechado energizando K2 que fecha seu selo
13-14. Ao ser pressionado o botão SH0 k1 e k2 são desligados, desligando o circuito.
8 – Quando devemos utilizar uma chave de
partida compensadora?
Deve
ser utilizada em motores acima de 15 cv.
9 – Enumere as vantagens e desvantagens da
chave de partida compensadora.
Vantagens:
·
Na comutação do TAP de partida para a tensão da
rede, o motor não é desligado e o segundo pico é bem reduzido;
·
Para que o motor possa partir satisfatoriamente,
é possível variar o TAP de 65%, 80% ou até 90% da tensão da rede;
·
O valor da tensão da rede poder ser igual ao
valor de tensão da ligação triangulo ou estrela do motor;
·
O motor somente necessita de três bornes
externos.
Desvantagens:
·
Limitação de manobras
·
Custo mais elevado em função do
autotransformador
·
Maior espaço ocupado no painel devido ao tamanho
do auto-transformador.
10–
Com auxilio dos diagramas de comando e força, explique o funcionamento de uma
chave de partida compensadora.
3 comentários:
Onde está a resposta da questão 10 ?
Parabéns pela postagem, tudo bem explicado. Fácil entendimento para um assunto que é muito importante o profissional da área de elétrica saber.
parabens
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário